Porque a Hot Wheels é um fabricante que foi muito mais além dos restantes fabricantes de miniaturas, acabaria mesmo por consolidar as suas recriações, através da passagem da miniatura para o modelo real.
O Bone Shaker é um desses exemplos de entre mais 19 casos iguais de mini-modelos que veriam as suas recriações chegarem ao asfalto, tendo já sido este modelo explorado à exaustão, mas não se vendo para já, um fim à vista.Sou um pouco adverso a algumas criações algo disparatadas, mas este é um dos casos em que estas linhas até um pouco macabras, encaixaram nos meus conceitos estéticos, quase na perfeição.
Em baixo, o modelo verdadeiro que terá eventualmente servido de mote para esta decoração comemorativa dos 50 anos. Apenas o número existente lateralmente, não corresponderá nos dois casos, no verdadeiro (15) e na miniatura (3).
Por vezes surgem séries com erro, como é o caso do modelo da imagem inferior, onde as jantes da frente ficaram por cromar, numa das peça alusivas ao 50º aniversário da marca.
E é claro que o tema aqui é mesmo o modelo e as inúmeras variações que foram proliferando, claro, tudo fruto duma fértil capacidade criativa que a Hot Wheels tem desde sempre e que tem proliferado no seio dos criativos da marca.
A primeira chamada de atenção vai para o facto de na verdade existirem duas versões e não uma, como inicialmente somos levados a crer. Se reparar-mos nas imagens de cima e na de baixo, percebemos que atrás da porta, numa das versões existe uma janela aberta, mas não existindo na outra, correspondendo ao modelo com a janela uma espécie de versão cabriolet, correspondendo à outra uma capota completamente fechada.
Relativamente às edições, poderemos deparar-mo-nos ainda com o seguinte e de que nos serviremos agora das duas imagens deste Bone Shaker azul, ambos pertencentes à série "Legends Of Speed", com o número 3 de uma série de 10 exemplares. Ainda que não exista qualquer tipo de diferenciação entre eles, o reparo vai para as suas cartelas, sendo uma baixa e outra alta. Existem coleccionadores que privilegiam também estas diferenciações, o que será sempre mais uma chamada de atenção a levar em consideração.
No ano de 2010 foi também editada esta versão com o dorsal 6. Um curioso pormenor e pouco habitual, marca a diferença entre estes dois exemplares. Cartela alta em ambos, mesmo número de série (5/10) e dois modelos em tudo iguais, incluindo jantes. No entanto, a versão que surge acima, tem nas rodas a inscrição do fabricante de pneus, fazendo-se ainda e também a diferença pela côr das jantes.
Com o mesmo número de série também, mas em tudo igual ao de cima, surge a série de cartela baixa (imagem inferior)Na série "First Edition" do ano de 2006, era editado um tétrico Bone Shaker na côr de tijolo, com os restantes complementos decorativos na côr dourada.
Na fotografia inferior torna-se possível observar o interior destes mini-modelos através da inexistente capota. Nestas versões, todo o interior costuma ser espelhado a cromado, num interior que se prolonga pela traseira e até ao depósito de combustível situado na extremidade traseira. Nas versões fechadas, todo este conjunto faz parte do chassis que é em plástico e assim sendo, à excepção do depósito que continua a assumir a côr cromada, todo o restante assume a côr do chassis.
Nesta versão específica, o interior é um acessório independente do chassis, sendo este de encaixe na traseira e cravado na secção frontal, ao invés das restantes edições que se fixam por cravo em ambos os lados, apresentando-se em espelhado dourado . Esta separação de elementos permitiu a representação do símbolo da marca no chassis dividido em duas côres, com o centro a dourado e o seu rebordo na própria côr do zamac.
O Bone Shaker faz também a sua aparição na série "WH Daredevils" com o número de série 7 duma colecção de 10, nas côres preta e amarela. No entanto a versão preta surge com jantes cromadas e a amarela em preto.
Existe um modelo rosa em duas séries distintas, sendo contudo exactamente iguais. O tamanho das cartelas marca também a diferença.
Existem também séries mais especiais, como são o caso destes dois da "Larry's Garage". Tratam-se de séries mais apuradas e de edição mais limitada. Jantes de desenho que não integra as correntes edições e equipadas de pneus de borracha, são dois enriquecedores pormenores. Tratam-se também de modelos "Super Treasure Hunt", definidos pelo símbolo redondo existente na parte superior direita das cartelas. Esta série, é uma série também ela mais especial, da existente série "Treasure Hunt" que acontece sobre as edições correntes e que se identificam pela introdução do símbolo acima descrito, na decoração dos mesmos. Contudo, nesses casos, as rodas continuam a ser de plástico. Referir ainda que se integram também no restrito grupo dos "Real Riders", grupo este que integra a totalidade dos modelos equipados com rodas de borracha.
Em baixo mostra-se o camião Bone Blazers, que aposta num design fortemente inspirado nos Bone Shaker, recorrendo à mesma caveira no lugar das habituais grelhas dos radiadores.
Numa caricatura do Bone Shaker, surgiu-nos no corrente ano de 2018 o Skull Shaker, um acanhado modelo equipado com um passageiro de cabeça gigante, que vai abanando conforme o andamento do mini-modelo.
E aqui fica uma pequena mostra do desenvolvimento de uma das milhentas temáticas que a Hot Wheels é capaz de nos proporcionar, mas que sabemos, ficaram a faltar mais uns quantos.
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