domingo, 23 de setembro de 2018

Mas que belo Customer...

Não é invulgar no nosso mundinho, esbarrar-mo-nos com o termo "custom" ou "modelo customizado". Trata-se de algo com que os apaixonados pelos Hot Wheels convivem já com uma certa familiaridade.
E quando isto se torna corrente entre a linguagem de aficionados, quer dizer que existe uma enorme corrente de comunhão de interesses em alinhar pela mesma batuta.
Mas interessa então antes de avançar, definir o que querem estas expressões dizer. E quando entre nós nos referimos  a "modelos customizados", simplesmente estamos a querer referir que determinado modelo terá sido alvo de melhoramentos, transformações, embelezamentos, a partir de um modelo base.
E foi o que  nos trouxe muito recentemente um dos aficionados destas paixões e que reparte também o gosto do coleccionismo à escala 1:64 sobre modelos Hot Wheels.
Não é invulgar vermos excelentes trabalhos de transformação por parte de muitos coleccionadores e com base numa "Volkswagen T1 Drag Bus" que não forçosamente na versão que acima se mostra mas sobre um modelo igual, Vítor Silva desenvolveu um trabalho, a todos os níveis notável. E a sua obra não nasceu do acaso, pois partiu de papel e lápis para um prévio estudo de avaliação, partindo posteriormente para a realização deste brutal projecto.

E se o modelo base para este projecto é já por si é uma peça de invulgar atracção, pois trata-se de uma Volkswagen T1 "pão de forma" de primeira geração na sua mais radical versão Dragster, ostentando todas as apelativas transformações de que estas versões são habitualmente alvo, com o trabalho projectado e introduzido por este "artesão", quase se esgotam os adjectivos para qualificar o resultado final desta obra-de-arte.
O seu interior foi revisto não tendo sido esquecidas as armações de segurança (roll bar) próprias dos modelos de competição.

 Depois, todo o imaginado interior com a respectiva parte mecânica foi objecto de grande trabalho, tendo resultado no que se nos torna possível observar nestas imagens.
As magníficas rodas, também elas idealizadas de raiz, receberiam a invulgar côr cobre, o que acaba por conferir ao modelo um toque de requinte assinalável.

E o projecto implicaria fazer com que alguns dos seus órgãos se abrissem, como as portas e parte da capota mais recuada. E assim se fez, num elaborado e meticuloso trabalho de precisão.

O característico símbolo da Volkswagen não foi esquecido e receberia um notável melhoramento igualmente em cobre.

Finalmente a montagem total numa conjugação de elementos que funcionaram na perfeição. E quando a própria carroçaria usufrui de um sistema de abertura que tudo deixa a descoberto e a nu, somos forçados a maravilhar-nos com a excelência posta nesta verdadeira preciosidade.
E para finalizar, um toque de requinte com a inclusão de parte da carroçaria em dourado ao que se juntaria o logótipo adoptado para este ano pela Hot Wheels como forma de comemorar o seu 50º aniversário e no qual, também este trabalho se integra sem dúvida alguma, ainda que a título privado.

 A perfeita simbiose de conjugação cromática entre o cobre, o zamac e o dourado, assenta-lhe que nem uma luva.
Um belo trabalho dotado de uma boa pitada de bom gosto sobre um modelo de escala tão reduzida e que resultou na grandiosidade qualitativa que aqui se mostrou.
Só poderemos agradecer e felicitar Vítor Silva por nos apresentar esta verdadeira pérola à escala 1:64. Muitos parabéns e que venham mais alguns...
Eu posso ficar já com este...

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